19 de Agosto de 2013 – 421 Reunião da Congregação do IPUSP

Aqui vai a relatoria da RD da Pós, Rachel, bastante precisa.

Em breve divulgo minha posição diante do concurso da Clínica.

 

Thiago “Betão” (10)

Relatoria da 421ª reunião da Congregação do Instituto de Psicologia da USP

Pela RD da Pós Rachel Ripardo

 

1. As atas anteriores foram aprovadas.

2. Informações sobre os periódicos Psychology & Neuroscience, Revista de Etologia e Revista Brasileira de Análise do Comportamento foram trazidas pelo Núcleo de Publicação, criado no Instituto. Esses periódicos pedem para serem reconhecidos como do Instituto, legitimando uma parceria que já existe, e para também poderem pedir verba a SIBI (como o Psicologia USP, etc), e assim desonerar o Instituto. Surgiu uma discussão sobre o que significaria reconhecer como do Instituto revistas que são compartilhadas com outras Universidades/Sociedades. Foi criado um GT para discutir como o Instituto deseja configurar essa ligação, não apenas com as revistas, mas quando há eventos, etc. Enquanto isso a situação com as três revistas se mantém a mesma, não houve votação.

* Interessante é que este Núcleo de Publicações, um “coletivo” como dito por um dos componentes, permitirá a criatividade e a variedade das publicações do Instituto, permitindo que periódicos não “alinhados” com a política de notas, etc, possam continuar existindo. Também será possível pedir verbas em conjunto e regularizar publicações. Os editores de cada periódico, que também são professores da usp, participam desta reunião mensal, o que em si é algo inovador.

2. As Normas do PROLAM, programa interdisciplinar da América Latina sediado na USP na EACH, foram aprovadas. Assim como foram homologados o Regimento da Pós e os Regulamentos dos Programas da Pós. Importante para nós é que cada Programa poderá decidir se quer que a Banca seja constituída por 5 membros, 1 sendo o orientador; ou constituída por 5 membros, que não pode conter o orientador. A variedade poderá existir. Essa foi uma decisão de “cima para baixo”, não do Instituto. Algo que podemos discutir!

3. Um 4º Ciclo de Avaliação Institucional da USP será iniciado, com duração de 2 anos.

4. Algumas alterações à estrutura curricular da graduação foram realizadas, mudanças já discutidas, que não entraram antes por que perderam prazo anterior.

5. O Relatório Final do Concurso de Provas e Títulos para o PSE, na área de Etologia: Conhecimento Animal, foi homologado.

6. O Relatório Final do Concurso de Provas e Títulos para o PSE, na área Psicofisiologia Sensorial, foi homologado. O colega RD da Graduação, o Thiago, trouxe uma questão sobre essa disciplina, e de como apenas a Visão é utilizada como modelo. A professora Mirella explicou o porquê disso, e disse que neste ano outros sistemas sensoriais já estão sendo explorados.

7. O Relatório Final do Concurso de Provas e Títulos para o PSC, para as disciplinas Atendimento Clínico I, II e III: psicoterapia e/ou psicanálise e Psicanálise: Melanie Klein, foi homologado.

*Houve a discussão sobre a necessidade de melhorar a forma como as bancas são instruídas quanto ao que se espera de um docente da USP e de como redigem seus relatórios. O RD Thiago também trouxe as inquietações da graduação quanto à falta de coerência entre os professores no tênue equilíbrio entre ensino-supervisão-orientação. Essa discussão será continuada.

8. O Relatório Final do Concurso de Provas e Títulos do PSA visando o provimento de um cargo de Professor Titular no conjunto das disciplinas: “Aconselhamento Psicológico e Fundamentos Fenomenológicos Existenciais do Aconselhamento Psicológico” foi homologado.

9. Os inscritos e a banca para o concurso para um cargo de professor doutor no PST, na disciplina Psicologia Social do Trabalho e das Organizações, foram homologados.

10. Diversos diplomas de doutorado e mestrado foram reconhecidos, mas não dois deles. Estes eram de diferentes universidades dos EUA. A professora representante da Comissão de Pós explicou que os requisitos para este reconhecimento foram expandidos, agora sendo necessário avaliar também a grade do curso.

11. Dois professores do PSA aderiram ao programa professor sênior.

12. Devido ao ‘avançado da hora’ o diretor não pôde fazer suas Comunicações, mas rapidamente falou sobre as Eleições para Reitor em outubro, e dois pontos foram discutidos. O primeiro é que haverá uma reunião da Congregação ABERTA com o tema de Eleição do Reitor. O segundo é de como iremos chamar os candidatos para falar ao Instituto, individualmente ou fazer debate. Não foi definido ainda. Em 01/10 o CO irá discutir a eleição. O site criado pelo reitor também foi divulgado: http://democracia.usp.br/

 

<

p dir=”ltr”>Foi uma longa reunião, dela podemos ver que a Congregação está preocupada com “como se posiciona o Instituto” em relação à sociedade e às Sociedades, e em manter a qualidade do corpo docente do Instituto. Estes dois temas afetam diretamente a pós, sendo de vital importância que também estejamos atentos à sua discussão.

 

Anúncios

Sobre thiagoluzzi

http://thiagoluzzi.blogspot.com
Esse post foi publicado em RELATORIAS - Congregação. Bookmark o link permanente.

2 respostas para 19 de Agosto de 2013 – 421 Reunião da Congregação do IPUSP

  1. Pingback: “Melanie Klein” e “Atendimento Clínico, I, II e III” – Contratação de Professor – Análise do Processo do PSC | rdspsicousp

  2. Pingback: “Melanie Klein” e “Atendimento Clínico, I, II e III” – Contratação de Professor – Análise do Processo do PSC | Mãe de Pano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s